Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CELIBATO - Um voto de abstinência


Ser celibatário é abster-se de intercurso sexual. Nas Escrituras, o comportamento sexual é sempre considerado como sujeito à vontade. Para que um cristão viva em pureza, é uma obrigação pessoal obedecer integralmente os mandamentos do Senhor.
Para alguns, o celibato se torna um voto vitalício, para que possam dedicar-se mais total e completamente ao Senhor e à Igreja (1Co 7.32-34). Pode ser um chamado para amar a Cristo genuinamente assim como ele ama a Igreja (Ef 5.29), para ser santo "assim no corpo como no espírito" (1Co 7.34).
Os cristãos celibatários têm a oportunidade de imitar a Cristo de um modo único durante sua pergrinação terrena. Morrendo para si mesmos, eles podem concentrar seu amor em Deus pela causa de seu reino (Mt. 19.12). Àqueles que assumem tal compromisso pela fé, o Senhor lhes dá a graça para resistir às tentações sexuais e viver uma vida sexualmente pura (1Co 7.17; 2Co 12.9).
A Bíblia não defende o celibato dentro do casamento (1Co 7.3-5), e Paulo adverte aos que têm fortes desejos sexuais que se casem e não vivam "abrasados"(v.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails